Estudo do Livro do Profeta Isaías - Bíblia Sagrada

 


Profeta Isaías 

    O Profeta Isaías nasceu em Jerusalém, ele era filho de Amós. Acredita-se que ele viveu entre 740 a 686 a.C. Ele escreveu o livro da Bíblia intitulado Isaías e usava bastante figuras de linguagem, proza e poesia para contar as histórias, que foram tanto vividas por ele quanto a história geral dos hebreus. O livro é o maior da Bíblia, possuindo 66 capítulos, e todos eles muito extensos. Os arqueólogos encontraram vestígios sobre Isaías, quando encontraram a bula do Rei Ezequias, onde tinha o nome Isaías escrito nela, sendo ele o conselheiro próximo do Rei Ezequias conforme as fontes Bíblicas. De acordo com a história oral, passada de geração em geração no povo hebreu até o judeu, acredita-se que Isaías morreu de forma trágica, sendo cortado ao meio, mas não há comprovação deste fato. O livro de Isaías é considerado por alguns estudiosos como uma "mini Bíblia", por ter 66 capítulos, onde a Bíblia possui 66 livros, e também por narrar a história do povo Hebreu, a profecia acerca de Jesus e questões sobre o Apocalipse, na qual ainda não ocorreram.

    Resumo sobre os capítulos:

  • Capítulo 1 ao 5: Nestes capítulos iniciais há toda uma crítica social, onde Isaías expõe os pecados do povo e sua avaliação sobre a situação. 
  • Capítulo 6: Momento em que Deus chama Isaías, onde ele compreende que o seu propósito de vida é ser o profeta de Deus. 
  • Capítulo 7 ao 9: Isaías descreve a guerra Siro-Efraimita (Síria: Israel, Arã, Damasco e Acaz contra a Neoassíria: Assíria). A Assíria estava se tornando um grande império e então a Síria se alia com Israel (Que era dividida entre Norte e Sul e também onde Isaías profetizava, sendo Judá o reino do sul e Israel o reino do norte). Israel então convida o reino do norte a se juntarem a eles nessa batalha contra a Assíria, porém o rei Acaz de Judá não aceita. Então Israel e Síria invadem Judá para destronar o rei Acaz e eleger um rei que iria se aliar a eles. Então o rei Acaz ficou muito preocupado, e Deus fala para Acaz não temer, pois Ele estava no comando. Para provar para Acaz que Isaías profetizava para Deus, Isaías profetiza a vinda do Messias, Emanuel (Jesus). Isaías também sai as ruas para falar para o povo pedir perdão pelos seus pecados e se arrependerem, que é a mensagem principal do livro de Isaías, o arrependimento dos pecados e servir apenas a Deus. A Assíria estava se apossando de todas as cidades da localidade, saqueando e destruindo até chegar perto de Jerusalém, e Deus todo o tempo falando para o povo não se preocupar, pois Ele estava no comando, Ele disse que a Assíria iria chegar, mas que era para o povo confiar nEle. 
  • Capítulo 10 ao 20: Isaías mais uma vez profetiza sobre Jesus, e também começa a alertar sobre a Babilônia, e que Deus livraria seu povo de lá (os cativeiros da Babilônia profetizados por Isaías só vem a acontecer 100 anos depois, mas no livro ele descreve como se isso já tivesse acontecido, pois esse era o padrão profético, falar como se já tivesse acontecido). Isaías tinha um posicionamento contrário as alianças políticas e militares, pois ele falava que ao invés de fazer alianças com homens, o povo deveria confiar em apenas em Deus. Durante as tomadas da Assíria, o Egito entra e faz aliança com os povos atacados e nesse meio, Isaías orientado por Deus, começa a andar pelas ruas meio nu (acredita-se que apenas com uma espécie de roupa íntima) e descalço por três anos, e avisando sobre o que aconteceria com o povo do Egito, e logo depois destes três anos a Assíria viria a tomar o Egito e a Etiópia, e eles levaram o povo do Egito e da Etiópia meio nus e descalços, como escravos para a Assíria.
  • Capítulo 21 ao 23: Profecias de Isaías sobre a queda de Tiro e Sidom. 
  • Capítulo 24 ao 27: São os capítulos conhecidos como apocalípticos, quando Isaías começa a profetizar sobre o juízo final, morte e ressureição. 
  • Capítulos 28 ao 33: Acredita-se que Isaías profetizou por um total de 60 anos, e durante esses anos, ao todo 5 reis estiveram no poder de Judá. E o rei a partir do capítulo 28 é o rei Ezequias de Judá, e o rei da Assíria era o Senaqueribe. Então o rei Ezequias resolve fazer uma aliança com o Egito contra a Assíria, e desde o princípio, Isaías profetizou sobre Deus ser contra as alianças e que era para o povo confiar apenas em Deus. Quando o rei da Assíria ficou sabendo dessa aliança, ele cerca Jerusalém, no chamado Cerco de Jerusalém, e tranca a cidade, deixando o povo sem poder sair ou entrar lá, e os suprimentos estavam acabando, por não poder entrar, então a população começa a ficar preocupada e Deus diz "Esse me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim", e apesar disso, Deus diz que vai lutar pelo seu povo. 
  • Capítulo 34 ao 35: Profecias entre a ira de Deus e a misericórdia de Deus. 
  • Capítulo 36 ao 37: O rei Senaqueribe vai de cidade em cidade tomando-as e já que havia feito um cerco em Jerusalém, mandou seus oficiais irem até lá e obrigar ao rei Ezequias a se render e sair da cidade. O oficial de Senaqueribe entra em Jesusalém, fala sobre a rendição e debocha do rei e do povo, dizendo coisas como "Deus não ajuda vocês" e lança desafios ao rei Ezequias, a todo momento gritando para o povo também. Depois desse ocorrido, o rei Ezequias vai até o templo e começa a orar para Deus, pedindo ajuda, e pede aos seus oficiais que chamem Isaías, e Isaías chega e fala ao rei que não era para ele se preocupar com o rei da Assíria e suas ameaças, pois Deus estava no comando, e ele profetizou que iria chegar uma mensagem para o rei da Assíria e que ele iria voltar para sua cidade e que lá ele seria morto, e assim ocorreu. Logo os oficiais assírios tiveram que se retirar para outro acampamento, e lá o anjo do Senhor desce e mata todos eles, deixando apenas o rei Senaqueribe, que estava com eles, vivo. Então o rei Senaqueribe recebe uma mensagem e volta para sua cidade Nínive e lá, ele foi orar no seu templo para seu deus e seus dois filhos entram e o matam, e um deles é feito rei no seu lugar. 
  • Capítulo 37 ao 40: Aqui fala sobre o rei Ezequias e que ele estava passando por um período difícil, estava enfermo, e então Isaías profetiza que cedo ele morreria. Então o rei Ezequias clama ao Senhor, nisso Isaías volta e diz ao rei que sua oração foi ouvida, e que Deus havia lhe concedido mais 15 anos de vida, e então ele é curado. O rei da Babilônia ouvindo sobre a cura do rei Ezequias, manda os seus oficiais com presentes e uma carta a Jerusalém para entregar ao rei Ezequias, e quando eles chegaram lá, foram muito bem recebidos por Ezequias, e ele também mostrou todo o lugar para esses oficias, os arsenais, os depósitos de comida, o palácio... E quando eles foram embora, Isaías vai perguntar ao rei o que ele havia mostrado ao oficiais babilônicos, e ele responde que mostrou absolutamente tudo do reino, e Isaías ouvindo isso, falou ao rei sobre a profecia da tomada da Babilônia, os cativeiros e a escravidão, e que isso iria acontecer com a geração do rei. E o rei viu essa mensagem como boa notícia, pois não aconteceria no reinado dele, mas sim depois, então queria dizer que no período dele haveria paz.
  • Capítulos 41 ao 43: São capítulos de consolação e respostas de Deus, e também profecias acerca de Jesus e sobre o livramento do povo hebreu da Babilônia por Deus. 
  • Capítulo 44 ao 59: Deus fala e condena a idolatria, e também que seu escolhido para reconstruir a cidade de Jerusalém que iria ser tomada, seria Ciro, e o povo fica revoltado pois Ciro era um estrangeiro e eles queriam um Hebreu, então Deus fala sobre a salvação, que seria para qualquer pessoa que o respeitasse e amasse, e não somente aos Hebreus, e que Ciro era o escolhido por Ele, e que não era para o povo questionar sobre as decisões de Deus. Nesses capítulos também tem canções sobre a destruição do povo babilônico e reconstrução de Jerusalém, e que Deus só permitiu que isso acontecesse, porque o povo estava se afastando dEle e honrando apenas com os lábios e não com o coração. 
  • Capítulo 63 ao 66: Fala sobre o livramento do povo de Deus e também orações do povo pedindo ajuda para Deus, e Deus respondendo que vai salvar aqueles que o seguem e condenar aqueles que o aborrecem. Deus fala também sobre o novo céu e a nova terra, e retrata sobre a salvação e o juízo final. 

Algumas passagens que me marcaram deste livro: 


"Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará luz à um filho, e será seu nome Emanuel" Capítulo 7 versículo 14. 

"O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz." Capítulo 9 versículo 2. 

"Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são devorados. Pelo que o Senhor não se regozijará com os seus jovens e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda boca profere doidices. Com tudo isto não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão." Capítulo 9 versículo 16-17

"Porque o Senhor dos exércitos o determinou; quem pois o invadiria? E a sua mão estendida está; quem pois, a fará voltar atrás?" Capítulo 14 versículo 27.

"Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza." Capítulo 25 versículo 1.

"Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor disse." Capítulo 25 versículo 8.

"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." Capítulo 26 versículo 3-4.

"Porque o Senhor disse: Pois que esse povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído." Capítulo 29 versículo 13

"Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor Senhor é o nosso Legislador, o Senhor é o nosso rei; Ele nos salvará." Capítulo 33 versículo 22.

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Capítulo 40 versículo 31.

"Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo. Não temas, ó bichinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é Santo de Israel." Capítulo 41 versículo 13-14.

"Eu sou o Senhor, fora de mim não há Salvador." Capítulo 43 versículo 11.

"Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas." Capítulo 45 versículo 5-7. 

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a justiça, como as ondas do mar." Capítulo 48 Versículos 17-18.

"O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe, fez menção do meu nome." Capítulo 49 Versículo 1.

"Assim diz o Senhor: No tempo favorável, te ouvi e, no dia da salvação, te ajudei, e te guardarei, e te darei por certo do povo, para restaurares a terra e lhe dares em herança as herdades assoladas." Capítulo 49 Versículo 8.

"Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra de baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como uma veste, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada." Capítulo 51 Versículo 6.

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Capítulo 55 Versículo 6. 


Professora Laila

Comentários