Estudo do Evangelho Segundo Mateus
Evangelho Segundo Mateus
Ao ler o livro de Mateus, nos deparamos com a história de Jesus bem como sua vida e seus feitos. São muitos ensinamentos que nosso Senhor deixou para nós podermos ter direção em nossa vida. É importante ler cada capítulo com calma e paciência, e ainda assim, ao ler e reler, há muitas coisas novas que aprendemos em cada vez.
Mateus 3: Enquanto João batiza as pessoas com água no rio Jordão, ele anuncia a chegada de Jesus. Ele faz o que foi chamado por Deus para fazer, batiza com água e fala sobre o arrependimento dos pecados. Ele também deixa claro que, após a chegada de Jesus, quem trará as pessoas ao arrependimento e levará até Deus, na vida eterna, será Jesus. Ele não batizará com água, mas sim, com Espírito Santo.
versículo 11: "Eu, em verdade, voz batizo com água para o arrependimento; mas àquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; eu não sou digno de levar as suas sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
Com essa passagem, podemos entender que após Jesus ter vindo, o próprio Deus se fez carne e habitou entre nós, para sentir o que sentimos, Ele mesmo nos batiza através do Espírito Santo, o Espírito de Deus, que habita em cada um de nós (templo do Senhor) e nos molda para o caminho dos céus. Não sendo necessário mais a prática de batismo feito por homens, já que todos nós (incluindo líderes religiosos) somos pecadores e não somos dignos e menos tendo o poder de levar à pessoa ao arrependimento, mas sim quem o faz é o próprio Espírito Santo, que nos convence dos pecados, nos direciona e nos renova, e então, somos batizados pelo Espírito de Deus, assim, nascendo de novo para uma vida em Cristo.
Mateus 4: O verbo se fez carne. E por se fazer carne, enfrentou tudo que as pessoas passam em suas vidas. Jesus foi ao deserto para jejuar e orar, e lá, foi tentado por satanás, que ficou enchendo Jesus com várias tentações e em todas elas, Jesus foi superior. Se satanás tentou o Filho de Deus, quem dirá à nós, não é mesmo? E assim como Jesus fez, precisamos aprender a dizer não e repreender. Mas não é simples assim, para estarmos fortes para lutar contra as tentações, precisamos estar fortes na leitura da palavra, oração e prática, para que assim, tenhamos o escudo do Senhor para lutar contra as tentações. E podemos ver também que satanás usa a palavra de Deus, de forma isolada, para tentar e enganar. E Jesus nos ensina que tendo conhecimento profundo da palavra, podemos aprender a analisar todo o contexto, e com ajuda do Senhor, estaremos protegidos.
versículo 10: "Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus, adorarás e só a ele servirás."
Mateus 5: Jesus faz o sermão da montanha. Este sermão é um importante ensinamento de Jesus, no qual Ele ensina sobre várias coisas, dentre elas, "amar os nossos inimigos e bendizer os que falam mal de nós, orar por quem nos quer mal". Por mais difícil que pareça amar quem um dia nos fez mal, é um importante passo para chegarmos a um ensinamento precioso, manter o controle e deixar Jesus curar as feridas. Pensar demais no passado, não muda ele. Sofrer com antecedência pelo futuro, impede que vivamos o agora. Então, é orar e deixar Jesus curar nossas feridas e direcionar o caminho.
É muito fácil amar quem nos ama. Como disse Jesus, até as pessoas "ruins" amam quem as ama. Ser assim não nos diferencia dos demais, nos diferenciamos amando quem não nos ama. Amar não é só sobre o amor romântico, mas sim, sobre o respeito, e principalmente, perdoar quem lhe fez mal um dia, e "esquecer" o passado. Não é necessário conviver com quem lhe faz mal, mas sim, manter a distância e deixar o passado para trás, e orando por quem torce contra nós. Jesus disse que "versículo 29-30, se qualquer parte do nosso corpo nos faz pecar, corte-a fora". Isso pode ser aplicado em nossa vida também cortando pessoas dela, se a pessoa nós faz mal, não precisamos ficar convivendo com ela e nutrindo ódio, mas sim, corte-a fora, perdoe-a, mas deixe de conviver no ciclo. Seja ela familiar ou não.
Mateus 6: Jesus continua o sermão. Quando Jesus diz "guardai-vos de dar esmola diante dos homens" é sobre tudo que envolve ao ajudar o próximo. Não adianta ajudarmos um irmão necessitado com intuito de sermos prestigiados por isso. A ajuda é bem vinda, e para o Senhor a ajuda que importa é a que está em oculto, a que se faz por querer ajudar, e não por prestígio público. O reconhecimento de Deus sobre nossos feitos é o que basta.
Jesus também nos ensina a orar. A oração deve vir de nosso coração. Podemos conversar abertamente com Jesus, sobre qualquer assunto, e o Pai Nosso (Mt6v9-13), Deus entende a nossa oração e ele que sabe todas as coisas, fará conforme a sua vontade, que é sempre boa.
A oração verdadeira é o Pai Nosso, ensinada por Jesus. Todas as outras criadas por homens são vãs, nós mesmos podemos orar ao conversar com Jesus, e não decorar orações criadas por outras pessoas. Temos o livre acesso ao nosso Senhor Jesus, converse com Ele, ore o Pai Nosso, o que é criado "cultural" de denominações é tudo vão. O que importa é o que Jesus nos ensina, Ele fala conosco em nossos corações.
Jesus também fala da importância em não deixar os nossos corações em coisas mundanas. Seja dinheiro, bens materiais, vestes, comida e etc. Pois absolutamente tudo neste mundo passa, tudo, e passa rápido. Por isso Jesus nos diz: "Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mt6v33" E o sermão continua, com mais muitos ensinamentos e direcionamentos para nossa vida.
E Jesus finaliza dizendo, "Todo aquele que escuta essas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Mt7v24"
O que é praticar o que Jesus ensina?
- Orar em secreto;
- Orar o Pai Nosso;
- Buscar juntar tesouros no céu;
- Não julgar as pessoas;
- Entrar pela porta estreita;
- Não se deixar enganar pelos falsos profetas, se blindar contra eles com a leitura da palavra do Senhor e oração diária.
Mateus 8: Fala sobre alguns milagres que Jesus fez.
Mateus 21: Quando Jesus sentiu fome e dirigiu-se à figueira e nela não achou frutos, apenas folhas, ele ordenou que "nunca mais nasça frutos de ti", e a figueira secou imediatamente. Os discípulos ficaram admirados e perguntaram à Jesus, como ela secou imediatamente? E Jesus respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mal, assim será feito. E tudo que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Com este ensinamento de Jesus podemos refletir o quanto temos falta de fé. Quantas vezes vamos orar, pedindo alguma coisa de muita importância para nós, e instantes depois já estamos duvidando em nosso coração de que àquilo acontecerá? Quando Jesus fala que não é bom ficar usando de vãs repetições em nossas orações (Mt6v5), ele quer nos ensinar isso também, a deixar Ele trabalhar por meio da fé. Um dia uma amiga me disse que nós queremos muito o milagre, mas não o Criador de todas as coisas. Nosso foco é tão grande na graça e no milagre, que esquecemos que a confiança no Senhor é a verdadeira fé. Quando oramos o Pai Nosso e dizemos, seja feita a sua vontade, precisamos confiar no Senhor, pois a vontade dEle sempre é boa. O deserto sempre vem para nos fortalecer. Os dias passarão, e passarão rapidamente, e precisamos ter confiança no Senhor para que ele possa cuidar da nossa vida e do nosso caminho. Será que temos fé o suficiente? Será que oramos realmente com fé? Eu também queria saber se oro realmente com fé, mas isso somente o Espirito Santo pode nos mostrar.
Há coisas que podem nos afastar do nosso Senhor, como nos manter em ciclos de pessoas que não nos agregam na fé, mas ainda nos puxam para lados mundanos. Ou nutrir sentimentos de tristeza, angústia e lamentação. A vida pode ser dura em períodos, mas o choro dura apenas uma noite. Quando estivermos passando por momentos difíceis, a palavra é: confiar. Confie, o Senhor estará ali do seu lado quando ninguém mais estará.
E quando orares, ore com fé. Ore crendo que já recebeu. Mesmo que seja algo extremamente difícil ou que pareça impossível. Creia. Lute contra as forças que na sua mente fazem sua fé ser abalada, lute contra os dardos que dizem o contrário, seja forte, creia acima de tudo, com autoridade e repreenda o mal. O Senhor dará a vitória.
Logo continuo...

Comentários
Postar um comentário