Estudo do Livro de Eclesiastes

 


Estudo do Livro de Eclesiastes


   O livro de Eclesiastes foi ou acredita-se que tenha sido escrito pelo Rei Salomão já em sua velhice, em torno de 450 e 180 a.C. O livro é narrado na terceira pessoa e fala sobre a sabedoria, e que a sabedoria tem limitações e não deve ser o foco das pessoas. Ele também fala sobre a aceitação das frustações da vida, sobre entender a jornada e aceitar que o que está a nosso alcance é apenas tentar controlar nossas ações no presente, mas sem perder as esperanças, sendo humilde e o principal de tudo, Temer à Deus
    Uma das primeiras impressões que temos ao ler o livro de Eclesiastes é sobre o passar do tempo. Gerações vem e vão, e não há nada de novo sob o sol. O versículo 2 do capítulo 1 fala "vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade." E se pararmos para analisar as situações das nossas vidas, realmente, é tudo vaidade. Não que trabalhar e ter os seus objetivos não seja importante, é e muito, mas precisamos nos compreender enquanto pessoas e fazer uma análise sobre o que realmente é importante e o que é vaidade (se focarem muito em riquezas e bens materiais, ali estará o seu coração). Levando em consideração que "tudo passa" e passa rápido, então, o quanto vale a pena passarmos a nossa vida nos preocupando com futilidades.
    Por mais que precisemos de dinheiro para sobreviver, o livro nos mostra que os prazeres momentâneos e as riquezas não são sinônimos de felicidade e não vão minimizar nenhum problema que se tenha, isso seria ilusão. 

    "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol." Versículo 11 capítulo 2.

   É justo que nos sintamos satisfeitos com os bens que adquirimos e que Deus nos deu, mas também precisamos entender que tudo o que construímos aqui não podem satisfazer a solidão da nossa alma. A vaidade é sobre as aparências, em sempre almejarmos ter muito mais do que precisamos e que podemos de fato usufruir. Tais coisas não vão satisfazer nossa inquietude, a verdade é que a busca pela satisfação é estar sozinho com os seus pensamentos e eles não o afligirem. Dizemos que o mal deste século é a busca pela perfeição, seja em sua moradia, seja em seu corpo, e é por isso tão importante a leitura e reflexão do livro de Eclesiastes, para entendermos a nossa insignificância neste mundo, mas que somos significativos apenas para Deus.
    É ideal ser reflexivo com a própria vida e não viver apenas no automático ou seguindo e tentando ser o que o outro é, cada pessoa é única, e não devemos nos frustrar por isso e nem ficar nos comparando. Busquemos fazer o que é bom no tempo oportuno, pois não sabemos como vai ser o futuro, então precisamos nos preparar no presente. As pessoas precisam usar de sua juventude para se preparar para a velhice e consequentemente para a morte, "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;" cap12v1. 
    E sobre tudo, o livro fala sobre Temer à Deus, essa deve ser a nossa meta, pensar sempre em Deus antes de qualquer coisa. Deus proverá tudo que precisamos, mas para isso a nossa confiança tem que vir primeiro nEle."De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem." cap12v13.


Professora Laila

Comentários