Estudo do Livro de Jó

 


Estudo do Livro de Jó

    Acredita-se que o livro de Jó foi escrito entre os séculos VII e IV a. C. e que o autor tenha sido Moisés, segundo relatos orais. Jó teria vivido na terra de Uz, casado com uma mulher árabe e que possuía muitos bens e riquezas.
    O livro inicia com um diálogo entre Deus e satanás. Satanás questiona Deus, dizendo que Jó só é seu servo fiel porque Deus o trata bem, mas se Deus tirasse tudo que Jó possui, Jó não seria mais um bom servo de Deus. Então, Deus dá permissão à satanás para causar transtornos na vida de Jó. 
    Então, Jó perde tudo que tem, inclusive a esposa e os filhos, além de ficar adoentado. Mas em meio a tanta aflição, Jó ainda se mantinha firme e continuava louvando à Deus. Alguns dias se passam e Jó começa a ficar transtornado, lamentando o dia de seu nascimento, e alguns amigos de Jó aparecem para tentar analisar a situação de Jó, e o porque tudo isso está acontecendo com ele. Os amigos de Jó dizem a todo momento que Jó deve ter feito algo de errado, para justificar todas essas coisas acontecendo com ele, que ele "só estaria recebendo o que merece" já que Deus é Justo. E Jó a todo momento defende a sua inocência, e em meio a essas defesas, Jó chega a questionar a Deus sobre sua justiça e exige que Deus explique para ele tudo isso que está acontecendo. 
    Deus então desce do céu em formato de nuvens de tempestade, e mostra para Jó todos os detalhes do mundo, coisas que nem se Jó quisesse compreender, conseguiria. Porém Deus entende e controla cada detalhe do mundo, de formas que nem sequer podemos imaginar. 
    Depois deste diálogo, Deus devolve para Jó o dobro de tudo que ele possuía antes e aumentou seus dias de vida, pois Jó mesmo em meio a tanto sofrimento, se manteve firme na confiança em Deus. E depois de tudo, Jó se torna uma pessoa que, aconteça o que acontecer, de bem ou de mal, sempre terá a confiança em Deus.
    
    Mesmo em meio a tanto sofrimento e questionamentos, Jó se manteve firme. Será que nos manteríamos firmes também em meio as adversidades? O Livro de Jó é uma boa leitura e reflexão sobre como levamos a nossa vida, e sobre como nos mostramos descrentes em meio a situações difíceis. É nas situações difíceis de nossas vidas que Deus trabalha. Por mais que estejamos consumidos pela tristeza e dor, temos que arranjar forças para louvar a Deus, e com certeza, ele nos recompensará com muita alegria e felicidade.
    Para Deus nada é impossível e sem solução, e por isso precisamos nos mostrar fiéis a Ele e a sua palavra, encontramos nela direcionamento para cada situação que vivemos. Vamos focar no presente, (deixar todo o passado para trás), nas nossas ações e nas nossas palavras, buscar este autocontrole. Deus se encarregará de dar tudo que precisamos no nosso futuro. 


Professora Laila

Comentários