Aula 3: Antiguidade Oriental

 O Crescente Fértil: Mesopotâmia.

[Habilidades: EM13CHS101; EM13CHS102; EM13CHS204; EM13CHS304; EM13CHS101; EM13CHS104; EM13CHS204; EM13CHS502; EM13CHS606]


Na região do Antigo Oriente por volta de 3.000 a.C., no sul mesopotâmico, que o homem iniciou o processo de sedentarização e posteriormente desenvolveu as primeiras cidades. Ainda é uma discussão para os estudiosos as causas da origem das grandes civilizações, mas acredita-se que tudo girou em torno dos templos, que além de exercer um papel religioso, também econômico e administrativo.

Foi na Mesopotâmia que se iniciou a primeira grande civilização sedentária. Ela encontra-se no centro do Crescente Fértil. Havia diferentes tipos de população nesta região, dentre elas pastores, pescadores e agricultores. Na Antiguidade, a região abrigou importantes culturas como a suméria, a babilônia e assíria. Sua estrutura política base foi a de cidade-estado (uma cidade que funciona como um centro político, econômico e cultural, que controla a cidade e os vilarejos vizinhos).

O processo de urbanização iniciou com transformações sociais notáveis, com cinco características básicas:

1-           Sociedade onde se aglomera um número considerável de pessoas, com organização e divisão do trabalho;

2-           A sociedade que antes era tribal, dá lugar a relações políticas e baseadas em territorialismo;

3-           Sociedade comandada pela elite religiosa, militar e política, onde acumulam riquezas através da cobrança de taxas (impostos), podendo assim, usá-la para construir cidades (prédios e monumentos);

4-           O artesanato surge como uma das principais práticas e movimenta o comércio local e a longa distância;

5-           Esta nova organização leva a produção de uma nova riqueza: o tempo. Com o tempo o homem seria capaz de realizar novas descobertas, dentre elas a escrita, as ciências exatas e o teatro.

Com o processo de urbanização, surgem também demais localidades que tinham em mente a expansão de territórios. Por este motivo, as muralhas faziam parte das antigas cidade-estado com forma de proteção contra invasores. As disputas pela hegemonia política viraram recorrentes neste período. Fazendas e pequenos vilarejos nos arredores eram alvos fáceis para saqueadores, e por este motivo, ocorria uma migração em massa para as cidades, em busca de abrigo e proteção.

O surgimento da escrita foi um dos marcos importantes para o desenvolvimento das cidades-estados. A escrita mais arcaica era a cuneiforme (escrita usada para se comunicar através de formas), os documentos mais antigos encontrados foram na mesopotâmia.  Ao passar dos anos, os povos como os gregos aperfeiçoaram o alfabeto, e ao passar do tempo, foi se aperfeiçoando para o que conhecemos atualmente.

Alguns dos importantes impérios da Mesopotâmia:

·                 Dinastias Arcaicas 2900 – 2320

·                 Império de Akkad 2330 – 2100          III Milênio a.C.

·                 Época Neosuméria 2100 2004

·                 Período de Isin-Larsa 2004 – 1750

·                 Período Peleobabilônico 1750 1595        II Milênio a.C.

·                 Época Cassita 1595 – 1100

·                 Infiltração Aramaica 1100 – 1000

·                 Dominação Assíria 1000 – 610             I Milênio a.C.

·                 Império Neobabilônico 610 - 539

A civilização da Mesopotâmia é conhecida como “berço da humanidade”. A palavra significa “entre dois rios” e se refere aos rios Tigre e Eufrates. Nesta região nasceram os povos que deixaram para a humanidade legados como a escrita, o estado, a divisão do calendário em 360 dias, a matemática dentre outras invenções.

          Mapa Mental


 Curiosidade Histórica:

 O código de Hamurabi é uma das leis mais antigas e completas que se tem registros, criada pelo rei Hamurabi da Babilônia, por volta de 1750 a.C., na Mesopotâmia. Nela continham 282 leis escritas. A mais conhecida é a Lei do Talião (Olho por olho, dente por dente), na qual estabelecia leis proporcionais aos crimes cometidos, levando em consideração a posição social. Se uma pessoa ferisse a outra, a que feriu deveria ser ferida da mesma forma, igual o fez.

          A região da Mesopotâmia hoje é o atual país Iraque.

 

Questões:

1)           Quando a humanidade iniciou o processo de sedentarização? R. Na região do Antigo Oriente por volta de 3.000 a.C., no sul mesopotâmico, que o homem iniciou o processo de sedentarização e posteriormente desenvolveu as primeiras cidades.

2)           Qual foi a primeira grande civilização a se formar, com cidades, leis e organização social? R. A Mesopotâmia.

3)           O que é uma cidade-estado? R. Uma cidade que funciona como um centro político, econômico e cultural, que controla a cidade e os vilarejos vizinhos.

4)           Qual foi o marco mais importante para o desenvolvimento das cidades-estados? R. A Escrita.

5)           Como a Mesopotâmia é conhecida e o que significa o nome Mesopotâmia? R. A Mesopotâmia é conhecida como o “berço da humanidade”, e a palavra Mesopotâmia significa “entre dois rios” (Tigre e Eufrates).

Professora Laila Dimer Piletti


Comentários