Aula 5: Antiguidade Oriental

 O Crescente Fértil: Hebreus.

[Habilidades: EM13CHS101; EM13CHS102; EM13CHS204; EM13CHS304; EM13CHS101; EM13CHS104; EM13CHS204; EM13CHS502; EM13CHS606]


O Povo Hebreu (Judeus) é originário da Península da Arábia Saudita, e migraram para a terra de Canaã por volta de 2.000 a.C., entre os territórios do Egito Antigo e Mesopotâmia. Atualmente, esses territórios são pertencentes a Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) e partes dos territórios de Israel, Líbano, Síria e Jordânia.

O povo Hebreu tem base em sua crença monoteísta, ou seja, a crença em apenas um Deus. Grande parte da história dos hebreus encontra-se na Torá ou na Bíblia, onde os cinco primeiros livros escritos por Moisés, contam a trajetória e história do povo. O Teocentrismo (Deus no centro) deu origem ao Cristianismo. A forma de comércio e leis tem base na inspiração divina, onde a agricultura e pecuária eram as principais fontes da economia.

Mapa mental: 

A diferença entre os Hebreus e os Judeus é a origem. O povo Hebreu fundou o monoteísmo e a religião judaica, e viveu na região da Palestina na Antiguidade. Os Judeus são as pessoas descendentes ou não, que ainda hoje, praticam o judaísmo como religião.

 Questões:

1)           Qual é o tipo de crença do povo hebreu? R. Monoteísta, ou seja, crença em apenas um Deus.

2)           Qual a base da economia do povo hebreu? R. Agricultura, criação de animais e comércio.

3)           Quais os períodos da história do povo hebreu? R. Período dos Patriarcas, período dos Juízes e Período dos Reis.

4)           Qual a diferença entre os Hebreus e os Judeus atuais? R. A diferença é que os Hebreus fundaram o monoteísmo e a religião judaica, já os Judeus atuais são descendentes ou não, que ainda praticam a religião judaica.


Professora Laila Dimer Piletti


Comentários