Aula 11: Baixa Idade Média - Feudalismo

 

Aula 11: Baixa Idade Média

Feudalismo.

[Habilidades: EM13CHS103, EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS203, EM13CHS204 e EM13CHS603]

   

    O crescimento populacional dos séculos X e XIII está relacionado com as inovadoras técnicas agrícolas deste período. Entre essas invocações, três delas tiveram ações diretas sobre essa elevação na produtividade. São elas:

·     A charrua: permitiu a perfuração de solos mais profundos e resistentes;

·     O sistema trienal: deixava apenas um terço de terra sem cultivar;

·     A nova atrelagem: substitui a correia colocada no pescoço do animal por uma espécie de coleira que não machucava, assim, podendo usar mais os animais no serviço mais pesado.

    Essas inovações permitiam melhorias na qualidade e também, aumento de produtividade.

Relação de Senhorio e Feudo

·     Senhorio: Era um determinado território que dava a seu detentor poderes econômicos;

·     Feudo: Era a “cessão de direitos” sobre uma determinada região do senhorio, podendo ser toda ou não.

    O Senhor detentor das terras cobrava impostos dos camponeses para obter rendimentos. Na maioria, os detentores de terras eram soldados fieis ao imperador, na qual mediante a pactos de lealdade, ganhavam as terras e se tornavam os senhores feudais. Neste contexto, a dominação era do Império Carolíngio.

Mapa mental


    O modo de produção feudal era caracterizado por uma unidade complexa, regido pela terra e por uma economia em que nem o trabalhador e nem os produtos eram bens.

    O crescimento demográfico deste período foi grande. A ausência de epidemias e batalhas fizeram com que a taxa de mortalidade fosse diminuída. O feudalismo foi dominante durante a Alta Idade Média. As terras eram o principal bem daquele período.

    Durante este período, o clero possuía um poder que ultrapassava a lei dos homens. Eles se colocavam como representantes de Deus na terra, e por este motivo, tinham certo domínio sobre todos.

Mapa Mental


    Crise do Feudalismo

    O aumento populacional resultou em vários problemas na Europa. Entre eles, a falta de madeira e a fome. As pessoas impulsionadas pela fome, vagavam pelos territórios em busca de alimento e abrigo, e consigo, levavam epidemias e desordem.

    Foi neste contexto que surgiu a peste bubônica e a pneumônica. Elas se espalharam pela Europa com os navios mercantes, se propagando do litoral para os interiores.

Questões:

1)  Em que contexto se forma o feudalismo? R. Em um contexto de ruralização e transição do trabalho escravo para o servil.

2)  Qual era a economia do feudalismo? R. Agrária, pouco uso da moeda e mais atividade rural.

3)  Em qual período o sistema predominou? R. O feudalismo predominava na Europa do século VIII ao XI.

4)  Porque o sistema entrou em crise? R. O aumento populacional resultou em vários problemas na Europa. Entre eles, a falta de madeira e a fome. As pessoas impulsionadas pela fome, vagavam pelos territórios em busca de alimento e abrigo, e consigo, levavam epidemias e desordem.

5)  Elabore um texto sobre o Império Carolíngio.


Professora Laila Dimer Piletti

Comentários