Aula 12: Baixa Idade Média - As cruzadas

 

Aula 12: Baixa Idade Média

As cruzadas.

[Habilidades: EM13CHS103, EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS203, EM13CHS204 e EM13CHS603]


          Durante o medievo, a Igreja Católica Apostólica Romana buscava autonomia para dirigir a sociedade. Dentre alguns conflitos dentro da própria igreja, surge o papado. A paz de Deus, um método de controle, que foi elaborado no final do século X buscava reestabelecer a paz social, ameaçando a excomunhão de guerreiros que não jurassem, respeitassem a igreja e os membros do clero.

          Visando o controle sobre a sociedade laica, criaram a trégua de Deus, proibindo em alguns dias da semana o uso de armas e lutas. Incluíram a semana santa, a páscoa e pentecostes.

          Entende-se que a partir do final do século XI essa ideia de trégua e paz tenha derivado para Guerra Santa, que procurava impor ordem dentro e fora da cristandade. Dessa forma, acreditavam que estariam garantindo a ordem terrena. Sendo assim, as cruzadas serviriam como pacificação interna e externa da Europa católica.

          Aos soldados que lutavam nas cruzadas, era prometido remissão dos pecados, proteção eclesiástica sobre suas famílias e bens e a suspensão de pagamentos de juros.

          Então, as cruzadas eram guerras e conflitos derivados de uma ideia de defender a cristandade e converter o máximo de pessoas possível. Eles acreditavam que não só a Europa precisava dessa defesa, mas também, o local onde Jesus nasceu. Tanto o cristianismo, quando judaísmo e islamismo enxergam Jerusalém como “lugar santo”.

          As cruzadas iniciaram com o papa Urbano II mobilizou cavaleiros e pessoas do povo para lutar na primeira cruzada e conquistar lugares santos para a igreja dominar. Este conflito foi marcado por carnificinas e destruições. Após a conquista de Jerusalém, os mulçumanos buscando a recuperação da mesma, contra-atacaram, e mais conflitos continuavam.

          Ao final destes conflitos, surge o renascimento comercial. Os feudos vão deixando de serem servos e tornam-se artesões. O uso da moeda passa a ter maior movimentação para fins de comércio.

Mapa Mental


Questões:

1)    O que foram as cruzadas? R. cruzadas eram guerras e conflitos derivados de uma ideia de defender a cristandade e converter o máximo de pessoas possível. Eles acreditavam que não só a Europa precisava dessa defesa, mas também, o local onde Jesus nasceu.

2)    Elabore um texto dissertativo sobre as cruzadas.


Professora Laila Dimer Piletti

Comentários