Aula 7: Antiguidade Ocidental - Grécia Antiga.

 

Antiguidade Ocidental

Grécia Antiga

[Habilidades: EM13CHS102; EM13CHS201; EM13CHS204; EM13CHS502; EM13CHS503]


A história da Grécia Antiga é antecedida pelos povos cretenses e micênicos. O término dessas civilizações se deu com a ascensão de Alexandre O Grande e a propagação da cultura Helenística. A civilização grega antiga pode ser dividida em períodos:

Civilizações palacionas de Creta e Micenas XXVII – XII a.C.: O auge dessa civilização que já criava túmulos com abóbadas (arquitetura em forma de arco) palácios e escrita cuneiforme se da por volta do século XVI a.C. e acredita-se que seu declínio ocorreu devido a erupção vulcânica na ilha, em Santorini.

Tempos Homéricos XII – VIII a.C.: Sabe-se que o povo micênico foi o primeiro a falar grego. Eles eram um povo sólido e guerreiro, e o seu poder e influencia se expandiu para diversos territórios. Neste período Homérico o principal destaque eram os poemas. Estes poemas descreviam um passado mítico e heroico deste período. A Ilíada e a Odisseia são os poemas mais importantes para o povo grego, elas traçaram nos séculos seguintes a maneira de ser e agir do povo.

Período Arcaico VIII – VI a.C.: Neste período podemos ver a racionalidade ocupando o lugar do mito, visto no período anterior. Ocorrem diversas inovações como legisladores escrevendo leis, a utilização da moeda para dar valor as mercadorias, filósofos buscando compreender o mundo a partir da razão e a criação da democracia. Assim, surge uma nova concepção de mundo.

Período Clássico V – VI a.C.: Representa o apogeu da civilização grega. Neste período, as artes a literatura e a filosofia ganham cada vez mais espaço. Também ocorreu a Guerra do Peloponeso, que foi um conflito de Atenas e Esparta, e devastou a Grécia. Com essa desorganização interna, surge a oportunidade para o rei da Macedônia, Filipe, conquiste cidades-estados da Grécia.

Período Helenístico III – II a.C.: Mesmo com o domínio pela Macedônia, a cultura e a civilização grega continuaram através do povo. Houve uma fusão de culturas com o oriente, resultado das conquistas alexandrinas.

A mitologia grega foi importante no período antigo para o povo, eles acreditavam que os deuses mitológicos favoreceriam se eles seguissem regras de banquetes e sacrifícios. A religião era também politeísta, pois não havia um único deus, mas sim, vários.

A política e sociedade grega antiga era bem organizada, eles tinham leis que poderiam ser modificadas, e estava baseada na pólis, que era o método de governo onde o estado governava a si mesmo. A educação também era importante para os gregos, desce cedo já ensinavam as crianças as suas culturas e métodos de vida.

Esta cultura grega também deixou grandes heranças para a sociedade ocidental, como a matemática, a filosofia e sociologia, a democracia, a escrita, as leis organizadas dentre diversas heranças nas quais ainda usamos na atualidade.

Mapa Mental


Questões:

1)           Quais são os períodos da Grécia antiga? R. Pré-homérico; Homérico; Arcaico; Clássico; Helenístico.

2)           O que era a pólis grega? R. era o método de governo onde o estado governava a si mesmo.

3)           Quais as heranças deixadas pelos gregos antigos para a sociedade atual? R. A Filosofia; a História; a Democracia; o Teatro; o Alfabeto e a escrita.

 

Professora Laila Dimer Piletti

Comentários