Aula 9: Alta Idade Média - Desestruturação do Império Romano

 

Aula 9: Alta Idade Média

Desestruturação do Império Romano do Ocidente e do Oriente.

[Habilidades: EM13CHS103, EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS203, EM13CHS204 e EM13CHS603]

A construção da Europa

A Idade Média surge em 476 d.C., resultado da articulação que a igreja realiza entre germanos e romanos, marcada também pela queda do Império Romano. Sendo o cristianismo o ponto de partida em comum entre estes povos distintos.

Este termo “Idade Média” só tem significado olhando pelo contexto da história da Europa. Ela pode ser dividida em Alta Idade Média (inicio da idade média) e Baixa Idade Média (final). Os reinos que tomaram o Império Romano fizeram alianças com a igreja católica.

Mesmo após o declínio do Império Romano, a riqueza do sul da Europa proporcionava granes chances de desenvolvimento, pois a região estava associada ao mar mediterrâneo.

Uma das medidas para tentar amenizar a crise econômica devido as invasões era vincular as terras de forma hereditária. Os grandes proprietários de terras começam a ganhar destaque e a virarem lideranças locais. Mas, com o processo de ruralização os pequenos proprietários de terras começam a tornar-se dependentes de um grande proprietário. Com esse processo, surge o “colono”, um novo tipo de trabalhador rural.

Já a construção da Europa em si, se dá com o avanço do catolicismo. No entanto, outro fator importante e que contribuiu para esta construção foi o relacionamento negativo da cristandade com o Império Bizantino (império derivado do império Romano na antiguidade Tardia e Média, com capital em Constantinopla).

Mapa Mental sobre o Império Bizantino


Hierarquia Eclesiástica

Com a desestruturação do império romano, a igreja vai tomando espaços vazios até se tornar a religião oficial da Europa.

·        O bispo de Roma: passa a ser mais importante do que os demais;

·        O clero secular: os demais voltados para as atividades sociais;

·        Os monges: indivíduos que buscavam servir à Deus vivendo em solidão.


Cultura e invenções

          A maioria da população da Idade Média não era alfabetizada, e por isso, as artes e literatura eram divididas em cultura popular e cultura letrada e clerial (cultura clerial: só para a elite até o século XIII).

          A partir do século VII o latim perde espaço para outros idiomas, mas ainda é preservado pelo clero.

          Invenções importantes como os óculos, o papel, os livros, o zero, a data de nascimento de Cristo, os bancos e etc... foram alguns destaques deste período. Como também jogos em baralho, xadrez e muitas mais invenções que surgiram durante a baixa idade média.

 

Questões:

1)           Em qual período a Baixa Idade Média iniciou? R. A Idade Média surge em 476 d.C., resultado da articulação que a igreja realiza entre germanos e romanos, marcada também pela queda do Império Romano.

2)           Em qual contexto a igreja católica ganha espaço em Roma? R. A Igreja ganha espaço com a desestruturação do Império Romano.

3)            Cite algumas invenções importantes deste período: R. os óculos, o papel, os livros, o zero, a data de nascimento de Cristo, os bancos e etc... foram alguns destaques deste período. Como também jogos em baralho, xadrez e muitas mais invenções que surgiram durante a baixa idade média.


Professora Laila Dimer Piletti

Comentários