Criando Hábitos

 


Como manter a Constância?

    Você provavelmente já pensou: porque tem dias que eu estou extremamente produtiva, mas em outros (muitas vezes, quase sempre), estou extremamente desmotivada? Isso se dá pela falta de constância, ou seja, sua constância está voltada para a "preguiça", seu corpo está programado para descansar mais do que produzir mais. Mas, não pense que isso é só com você. Nosso corpo tem predisposição para descansar mais, e se não trabalharmos nossos hábitos diariamente, esse lado da procrastinação vai sempre nos vencer. 
    Ser uma pessoa constante não significa que vamos estar todos os dias com a produtividade em alta, mas sim, entendermos que existem altos e baixos, mas que mesmo assim, precisamos focar em manter uma certa porcentagem de regularidade com as decisões do dia. Tem dias que estaremos com um desanimo mais aflorado, e não tem problema, podemos descansar, relaxar, e cuidar da nossa mente. O que não podemos permitir que aconteça é deixar o desânimo se sobrepor ao nosso ânimo. 
    Com o advento das redes sociais, nós criamos tendência a passar mais tempo rolando feeds do que resolvendo o que precisa ser resolvido. Elas são uma grande aliada da procrastinação, e enquanto você não conseguir se controlar nessa questão, será mais difícil chegar ao ponto de ter constância e mudar os hábitos procrastinadores pelos de produtividade.
    Nunca é tarde para começarmos nosso processo de mudança, e vou deixar aqui algumas dicas que podem te ajudar nesse processo: 

    Tire um tempo para si e defina prioridades: Pense sobre o que você quer mudar em você, busque se entender, onde quer chegar, o que quer alcançar... Se preferir, coloque em um papel seus objetivos, suas vontades e sonhos, e veja o que precisa ser feito para você iniciar a busca por essas conquistas. Você também precisa compreender que o processo de conquista se vem seguido de abdicações. Um exemplo é: se você trabalha e todo mês passa "aperto" porque seu salário não sobra, você precisa repensar onde estão os gastos desnecessários e cortá-los. Há muitos sonhos que podem parecer difíceis de alcançarmos, mas acredite, você é capaz de chegar nessa conquista. Coloque em um papel tudo que você almeja, começando da mais simples para a mais difícil, para você poder visualizar seus desejos, e sempre que pensar em procrastinar, leia seus objetivos novamente, pois visualizando-os você vai criando força de vontade para chegar lá. Quando você for conquistando as coisas das quais deseja, você vai entender que abdicar de outras, não tão essenciais, foram primordiais para essa conquista, e perceberá que valeu à pena.  

    Se organize com uma agenda pessoal: Para se manter constante, é primordial que tenhamos uma agenda, seja ela física ou digital, para que assim possamos distribuir as tarefas, compromissos e lembretes do nosso dia, semana, mês... Aqui eu falo sobre como eu organizo minha agenda. Criar o hábito de fazer essas anotações em uma agenda e visualizá-la todos os dias, faz com que você programe a sua mente para não esquecer dos compromissos e obrigações. Uma dica de como organizar sua agenda pessoal é: anote desde suas tarefas mais básicas como lavar a louça, ir ao banco, ler 30 páginas, treinar, e a medida que for cumprindo, passe um marca texto na tarefa ou dê um "certinho", para você entender que concluiu, e no final do dia, olhe sua agenda e veja todas as suas conclusões. Com isso, você perceberá o quanto foi produtiva e começará a criar vontade por chegar em seus objetivos cada vez mais. A alegria da conclusão de tarefas, mesmo que simples, nos motiva a ser melhor todos os dias, e a querer fazer sempre mais. 

    Busque por motivações: Tente analisar todos os dias, seja no início do dia ou no final, o por que você está mudando. Lembre-se de seus propósitos, para que assim, você consiga se manter motivada na sua mudança. Quando estamos cientes do que queremos conquistar, fica mais fácil de manter a constância no nosso dia. Quando você estiver desmotivada, abra suas anotações e mentalize o porque você está nesse caminho, você tem uma meta, e precisa dar o seu melhor para conquistá-la. Uma forma legal de usar as redes é seguir pessoas e páginas que te inspirem, é uma forma de usar esse meio a seu favor. 

    Administre o seu tempo: Por exemplo: imagine que as redes sociais são o principal motivo de você procrastinar e não conseguir fazer seu dia render. Tanto no trabalho, quanto em casa, você perde horas vendo as redes e quando percebe já é noite e você fez o mínimo. Esse é um dia perdido, seja no que você se perde no dia que não te deixa efetuar suas tarefas, é preciso repensar e tentar mudar. Jogos de celular ou de computador, se não forem trabalho, também são exemplos de algo que pode te levar à procrastinação. Precisamos pensar nesses exemplos como vícios e você precisa controlar para poder mudar. Se você não consegue excluir esses vícios de sua vida, você precisa estipular horários. Coloque suas prioridades sempre à frente, e tire o tempo para você ver suas redes quando você já tiver concluído suas tarefas do dia.

    Auto sabotagem: Se você não cuidar do seu corpo e da sua mente, você não terá forças para mudar. ter horário para dormir e acordar é extremamente importante, e pode parecer difícil controlar isso, mas é só manter a constância. "Ah, mas eu não consigo dormir cedo, mesmo que eu deite cedo". Se você pega o celular na cama, ele irá tirar seu sono, se você trocar o celular por um livro, o sono vem rapidinho, acredite. E então, você consegue criar a sua rotina de dormir. E para acordar na hora e na primeira "tocada" do despertador, é simples porém um pouco difícil de se fazer no começo, mas é só levantar! Rápido, e sem tempo para pensar ou pegar o celular para "acordar aos poucos". Levanta e vá lavar o rosto, você verá que depois uma ou duas semanas, isso irá ser fácil para você. E levantar cedo, consequentemente, te fará ter sono mais cedo, e não será difícil pegar no sono. Outra questão é a sua alimentação. Não que você não possa ter o seu dia de "comer suas besteiras", mas tente ao menos durante a semana, se alimentar de forma mais saudável e treinar (pode ser em casa mesmo, aqui eu falo sobre como eu treino), e se cuidar faz diferença no seu dia. 

    Seja persistente: Não é por que você falhou um dia, que irá desistir. Ou que você ainda não conseguiu começar, que não vai mais tentar fazê-lo. Persista na sua ideia, no seu ideal, na sua vontade. É você por você, então, se esforce ao máximo para conquistar seus sonhos. O caminho às vezes será árduo, mas lembre-se que aprendemos até nos maus dias, e isso faz parte da nossa vida. 

    A vida é uma só, e ninguém vai buscar os nossos objetivos por nós. Não deixe pessoas ao seu redor te influenciar, seja familiar, conhecidos ou romântico, tenha um pouco de individualidade quando a questão é a sua vida. É ótimo buscarmos objetivos em comum com outra pessoa, mas tenha os seus individuais também, não esqueça de você por causa do outro. 

Laila

Comentários